Caixa: Taxa de financiamento imobiliário terá reajuste na próxima semana

Previsão é de menos pessoas terem acesso ao crédito para compra da casa própria

A Caixa Econômica Federal vai aumentar, na próxima semana, a taxa de financiamento imobiliário. A informação é do portal Metrópoles que conversou com uma fonte do banco estatal mais procurado para financiamento imobiliário no país.

O aumento ocorrerá na modalidade de financiamento com Taxa Referencial (TR). Nesse caso, o cliente paga uma taxa de juros pré-definida, mais a TR, que atualmente está zerada e deverá subir.

A Caixa não adianta o valor exato da alta, mas dirigentes do banco afirmam internamente que o reajuste é baseado “na associação de fatores mercadológicos”.

>> Veja também: Pix deverá ser ampliado para operações internacionais e sem internet.

Além do aumento no preço do financiamento para os compradores, quando a taxa aumenta, menos pessoas têm acesso ao crédito para compra da casa própria.

Causas

Na prática, para o leitor entender, o que levou o banco a aumentar o índice é a disparada da Selic — a taxa básica de juros da economia, que está em 7,75%.

E a tendência é de alta. O Comitê de Política Monetária (Copom) já demonstrou interesse em ajustar a Selic em 1,5% na reunião prevista para dezembro, alcançando 9,25%.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Economia

Vejam também

Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

Welton Máximo / Agência Brasil Com o objetivo de evitar aumento de preços após a reforma t…