Casa do Carnaval celebra Dia do Idoso com visita guiada e baile para grupo de aposentados

0

Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado na terça-feira (1º), a Casa do Carnaval, gerida pela Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), no Centro Histórico, recebeu cerca de 30 idosos do grupo Viva a Vida para uma visita guiada especial. O grupo, composto por servidores e pensionistas municipais aposentados, participou de uma programação dedicada a promover a integração e o lazer.

Além da visita guiada, os idosos participaram de um baile no final do passeio, em uma atividade voltada para a terceira idade, proposta pela equipe do museu. Supervisora do equipamento cultural, Jéssica Soares explicou a proposta da atração. “O Bailinho da Casa do Carnaval é voltado inicialmente para o público infantil, mas percebemos grande adesão de outras faixas etárias. Aproveitando o Dia do Idoso, fizemos um baile para a terceira idade. Eles participaram de uma visita guiada e dançaram no cinema interativo, revivendo os antigos carnavais”, contou.

Presente na visita, a gerente de Previdência de Salvador, Clarissa Assis, falou sobre o propósito do grupo Viva a Vida. “Esse é um grupo de convivência pós-aposentadoria para servidores e pensionistas do município. Ele promove a sociabilidade entre colegas que, após a aposentadoria, se reúnem novamente. Oferecemos atividades como aulas de dança, ioga e teatro, além de encontros temáticos”, resumiu.

Experiência

Os participantes não esconderam o encanto com o evento. Ismênia Silva da Costa, servidora aposentada de 71 anos, elogiou a iniciativa. “Muito lindo, uma maravilha. Resgatar toda a história do Carnaval é uma delícia. Gostei de tudo, tanto da decoração quanto de toda a história que a casa conta. Além disso, o clima aqui é de pura alegria, todo mundo se divertindo bastante. Com certeza deu para lembrar os velhos tempos”, afirmou.

A aposentada Raimunda Teixeira dos Anjos, de 78 anos, também ficou impressionada com o espaço. “Foi a primeira vez que vim aqui, e eu não sabia que existia essa casa maravilhosa. Uma coisa linda, realmente encantadora”, disse.

Já Júlia Santos, de 58 anos, destacou a organização do evento. “Gostei de tudo: os passeios, a decoração, o museu. É um combo perfeito, que fechou com chave de ouro com o baile”, disse.

Espaço

A Casa do Carnaval é um museu que preserva e compartilha a história da folia soteropolitana. Durante a visita, os visitantes podem conhecer de perto o acervo que conta a trajetória da festa ao longo dos anos, com exposições sobre os principais elementos que fazem parte da festa.

O local está situado na Praça Ramos de Queiroz, ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada permitida até as 16h. O ingresso custa R$20, com meia-entrada para residentes de Salvador, estudantes e idosos, e gratuidade às quartas-feiras. Não é necessário agendar visitas individuais.

Load More In Salvador

Check Also

Estudantes de Salvador viajam para intercâmbio cultural em Portugal

Yasmin Bispo Santana, de 13 anos, fará sua primeira viagem de avião na próxima quinta-feir…