A Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) pretende doar, nos próximos meses, 116 refrigeradores científicos para armazenar vacinas. Entre março e abril, a companhia doou equipamentos para 296 municípios baianos com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) até 0,61.
A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel). “O objetivo da ação, além de apoiar os municípios mais vulneráveis durante a crise na saúde, foi reduzir o consumo de energia e de doar refrigeradores apropriados para armazenar vacinas e medicamentos em vez dos modelos de uso doméstico, o que não é recomendado”, explica a gerente de Eficiência Energética da companhia, Ana Christina Mascarenhas.
Os refrigeradores científicos têm temperatura programável e constante entre 2°C e 8°C, além de alarmes para avisar em caso de interrupção de energia e baterias recarregáveis para suprir o frio em caso de eventual intercorrência, com autonomia de até 12 horas.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.