Conflito na fronteira entre Armênia e Azerbaijão chega a 242 mortes

0

A disputa pela região de Nagorno Karabakh, entre Armênia e Azerbaijão, já deixou 242 mortos desde que voltou a se intensificar, no domingo da semana passada (dia 27). Inimigos históricos, os dois países disputam Nagorno Karabakh desde os anos 1990.

Reconhecida internacionalmente como território do Azerbaijão, a região tem maioria armênia e esta rejeita o domínio do país inimigo e depende de recursos da Armênia e de armênios em outros países para a subsistência As tropas do Azerbaijão foram expulsas do local nos anos 1990 e em 1994 os dois países assinaram um cessar-fogo.

Porém, há uma semana, ataques do Azerbaijão em Nagorno Karabakh têm alertado autoridades internacionais, que pedem a volta da pacificação. O governo da Armênia se pronunciou em favor de um cessar-fogo, mas o governo do Azerbaijão, através de suas autoridades, informou que o conflito só acabará quando os armênios deixarem Nagorno Karabakh.

As diferenças entre os dois países envolvem questões religiosas e alianças com outros países. De maioria muçulmana e aliado da Turquia, o Azerbaijão, segundo autoridades armênias, têm tido apoio militar turco nos ataques. A Armênia, por sua vez, tem maioria cristã e é aliada da Rússia. Com informações das agências internacionais.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Mundo

Check Also

G20 aprova declaração que fixa 10 princípios sobre bioeconomia

Léo Rodrigues/Agência Brasil Representantes do G20 aprovaram na última quarta-feira (11) u…