O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve com o diretor do Fundo Russo de Investimentos Diretos, Kirill Dmitriev – que financia a produção do imunizante – negociando a aquisição da vacina para o Nordeste. De acordo com o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão e o jornal O Globo, o encontro aconteceu há pouco mais de três meses.
Na época, as redes sociais estavam infestadas de fake news sobre a Coronavac, mas também sobre a Sputnik V. “Lula deu ajuda decisiva na negociação para a compra da Sputnik V. Ele se comprometeu a romper com essa visão distorcida que tentaram colocar sobre a vacina russa”, relatou o ex-ministro.
“Os representantes do fundo russo não fizeram reclamação direta, mas ficou evidente na apresentação do cientista da empresa uma certa irritação em relação a essa visão distorcida por parte do governo e de alguns setores da sociedade”, conta Temporão. “Ignoravam que a Rússia tem uma importante indústria biotecnológica”, completou.
Segundo o ex-ministro, o Fundo já estava negociando com o governo do Paraná, “mas o encontro com Lula deu o pontapé inicial no contato com o Consórcio Nordeste”. O petista foi convidado para a conversa, que aconteceu por videoconferência, pelo próprio Dmitriev. A sugestão foi do presidente russo, Vladimir Putin.
Nesta sexta-feira (12), tanto o Consórcio Nordeste quanto o Ministério da Saúde anunciaram acordo para compra da Sputnik V. Serão 10 milhões de doses pelo governo federal e 39 milhões de doses pelo consórcio. Para a Bahia, serão 9,7 milhões de doses.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.