Na próxima quinta-feira (12), o Governo do Estado da Bahia assinará o contrato definitivo para o início das obras da construção da Ponte Salvador-Itaparica. Além do governo do estado, o contrato será assinado também pelo consórcio chinês que vai realizar a obra, composto pelas estatais China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20).
A ponte terá uma extensão de 12,4 quilômetros, com acessos em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001. Também deverá ser realizada uma nova rodovia expressa e a interligação com a Ponte do Funil, que será revitalizada. A concessão do projeto executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) será de 35 anos.
De acordo com o Governo do Estado, o concessionário terá prazo de cinco anos para a realização de estudos e construção do sistema viário, os demais 30 anos serão de gestão e administração do sistema. O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a data de assinatura, que estava marcada para o início deste ano, teve que ser prorrogada. Depois que o contrato for assinado, as empresas terão que elaborar o projeto no período de um ano e contarão com mais quatro anos para realizar a construção da ponte.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.