O Presidente da Comissão do Meio Ambiente no Senado, o senador Jaques Wagner (PT), disse que solicitou aos ministros do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, e das Relações Exteriores, Carlos França, que compartilhassem com a Comissão os planos do Governo Federal que serão apresentados na conferência COP25.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas acontece a partir do próximo dia 31 de outubro, em Glasgow, na Escócia, mas, este sábado, 16, os ministérios não haviam atendido o requerimento da comissão.
“O que escuto de fora para dentro, de outros países, é o seguinte: O que a gente sabe é que o Brasil vai para atrapalhar, para não deixar ter o consenso do chamado artigo 6º – que é sobre a regulamentação do mercado de carbono. Essa é a imagem que a gente tem. Não adianta ficar pintando de cor de rosa”, lamentou.
Para Wagner, lá fora, quando o tema é meio ambiente, é possível perceber que houve uma piora na imagem brasileira, e o país está cada vez mais estigmatizado diante do restante do mundo. O senador defendeu ainda que a questão da agenda ambiental “não é de esquerda ou de direita”, mas “uma agenda do bom senso”. Para ele, “o governo Bolsonaro jogou a imagem brasileira associada ao tema do meio ambiente no lixo”.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.