CoronaVac é eficaz contra variante de Manaus, aponta estudo feito com 67 mil pessoas no Amazonas

0

Um estudo do grupo Vebra Covid-19, divulgado nesta terça-feira (6), apontou que a CoronaVac é eficaz contra a variante do Sars-Cov-2 chamada P.1 (ou B.1.1.28.1), identificada pela primeira vez em Manaus, no início do ano. Um estudo preliminar desenvolvido pelo Instituto Butantan em março já havia indicado a possibilidade de eficácia da CoronaVac contra a variante.

O estudo da Vebra Covid-19 envolveu 67.718 profissionais de saúde que moram e trabalham em Manaus. A conclusão foi que a efetividade da vacina foi de 50% contra casos sintomáticos de covid-19 após 14 dias da primeira dose. A imunização contra casos graves de covid-19 é garantida em 100% após 20 dias da aplicação da segunda dose, apontaram estudos da CoronaVac antes dos estudos específicos sobre a variante de Manaus. No entanto, os dados com relação a efetividade da CoronaVac contra a variante de Manaus após 20 dias da segunda dose ainda serão coletados.

Até o momento, as únicas vacinas contra a covid-19 aplicadas no Brasil foram a CoronaVac e a vacina da Oxford/AstraZeneca, além das que foram aplicadas em voluntários.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Saúde

Check Also

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Paula Laboissière/Agência Brasil Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível no Sist…