Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (12), uma portaria que libera R$ 188,2 milhões para o financiamento de 3.965 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em 21 estados do Brasil. Os leitos serão temporários, por 90 dias, com possibilidade de renovação.
Nesta semana, pela primeira vez, o Brasil ultrapassou a marca de mais de 2 mil mortes por Covid-19 em 24 horas. O cientista brasileiro Miguel Nicolelis disse, em entrevista ao El País Brasil no início deste mês, que se um lockdown nacional não for feito, o Brasil poderá ultrapassar, nas próximas semanas, a marca de mais de 3 mil mortes por Covid-19 em 24 horas. O presidente da República, Jair Bolsonaro, insinuou que quem deveria pagar o auxílio emergencial são os governadores que adotarem o lockdown.
O anúncio sobre a liberação para financiamento dos novos leitos aconteceu na mesma semana em que uma reportagem do G1 publicou a queda de investimento do Ministério da Saúde em oito meses, que foi de 71%.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.