Com registro definitivo no Brasil, vacina da Pfizer/BioNTech tem alta eficácia após primeira dose

0

Aprovada com registro definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda ausente do plano de vacinação no Brasil, a vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech tem eficácia de 80% contra a infecção após a aplicação da primeira dose, apontou pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Com a aplicação da segunda dose, a eficácia contra a infecção chega a 90%.

Todas as vacinas contra a Covid-19 aprovadas no Brasil, como a CoronaVac e a vacina da Oxford/AstraZeneca, além do próprio imunizante da Pfizer/BioNTech, tem 100% de eficácia contra casos graves e moderados de Covid-19 após respeitado o período de imunização. Para a maioria das vacinas, o período de imunização é de 20 dias após a aplicação da segunda dose.

No entanto, nenhuma vacina contra a Covid-19 tem eficácia de 100% para infecção. Por isso, mesmo as pessoas imunizadas devem continuar com os protocolos de segurança contra a doença, como usar a máscara e manter distanciamento social, já que, mesmo protegida da possibilidade de morrer ou ter alguma complicação séria pela doença, a pessoa vacinada ainda pode transmitir o vírus.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Saúde

Check Also

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Paula Laboissière/Agência Brasil Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível no Sist…