A Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) disponibilizou uma ferramenta online que ajuda no monitoramento do avanço da covid-19. Os dados nos mapas são atualizados com base nas informações das Secretarias Estaduais de Saúde e do Worldometers. O painel também oferece previsões de casos e óbitos.
Em meio à falta de informações, devido a recente decisão do Ministério da Saúde em omitir alguns dados da pandemia no país, o painel, elaborado pela Flem, atualizado com mais de uma carga diária, permite acompanhar simultaneamente os casos confirmados do novo coronavírus em cidades e estados do Brasil e em diferentes países.
Autoexplicativa, a ferramenta aponta o ranking de casos confirmados por estados e o número de óbitos no Brasil. Um gráfico exibe a curva de crescimento de novas infecções, total acumulado e previsão para os próximos sete dias. Em detalhes, a ferramenta mostra a evolução de casos nos estados mais afetados pela doença.
Com um layout repleto de informações, ainda na mesma tela é possível conferir o mapa com pontos que sinalizam as regiões e cidades brasileiras com casos confirmados, o número de mortes por dia e o ranking de países com casos ativos, casos graves e número de curados, além dos índices de mobilidade por tipo de local.
De acordo com o presidente da Flem, Rodrigo Hita, “não dá para esconder o que está exposto nos hospitais que recebem pessoas infectadas e nos cemitérios que recebem corpos por causa dessa pandemia. O Ministério da Saúde precisa ter o mínimo de respeito com as famílias das vítimas. Por isso, disponibilizamos esse painel como forma de manter a população geral ciente da verdade com relação aos números da doença”, alertou Hita, que antes de assumir a Flem, em 2019, foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia.
O acesso à plataforma deve ser feito online através do site www.flem.org.br/novocoronavirus. A plataforma é atualizada simultaneamente à medida que os dados são confirmados pelos centros de controle da doença no Brasil e ao redor do globo.
Siga-nos no Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.