Covid-19: Em nota, Secretaria Estadual de Saúde diz que Ministério da Saúde errou em informação

MS recomendou que estados não fizessem reserva de segunda dose. “Contraria o acordo firmado”, apontou Sesab

Uma nota divulgada neste domingo (21) pelo Ministério da Saúde causou insatisfação na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que respondeu em uma nota nesta segunda-feira (22).

O Ministério da Saúde apontou que as doses de vacinas contra a Covid-19 que estivessem reservadas para a aplicação da segunda dose deveriam ser usadas, integralmente, como primeira dose, com o intuito de aumentar o número de vacinados, embora a imunização contra a Covid-19 só ocorra 20 dias após a aplicação da segunda dose.

A Sesab respondeu que a nota do Ministério da Saúde “contraria o acordo firmado” e que as únicas doses que serão usadas integralmente para a aplicação de primeira dose serão as CoronaVac entregues nos dias 17 e 20 de março. “A Sesab reitera que não é possível a utilização de todo o estoque existente, pois as doses distribuídas em etapas anteriores já estão sendo utilizadas como segunda dose, garantindo assim, a imunização em 28 dias, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, pela fabricante da vacina e na autorização emergencial da Anvisa para utilização da Coronavac”, se posicionou em nota a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

A vacinação continua nesta segunda-feira (22) em todo o estado. Além das aplicações das segundas doses, nesta segunda (22) pela primeira vez serão vacinados os enfermeiros autônomos com diploma de nível superior cadastrados na capital baiana. Nesta semana, serão vacinados, pela primeira vez em Salvador, idosos entre 69 e 71 anos.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Aiba e universidade federal mineira se unem em estudo inédito sobre teor de carbono no solo

Na semana em que o Dia Mundial da Terra é celebrado, a atenção global se volta para a urgê…