A farmacêutica Merck Sharp & Dohme (MSD) e a empresa Ridgeback Bio têm feito pesquisas para o desenvolvimento de dois tipos de tratamento contra a Covid-19. Em um deles, com um remédio oral chamado molnupiravir, houve redução de 50% no risco de morte ou insuficiência respiratória na segunda fase de testes, que contou com 202 pacientes infectados com Covid-19 durante cinco dias de tratamento. Os pacientes tinham sintomas da doença, mas não estavam hospitalizados.
Os resultados foram divulgados neste domingo (7) e animam os responsáveis pelo tratamento, embora os resultados sejam preliminares. “Se forem reforçados com estudos adicionais, poderiam ter consequências importantes em termos de saúde pública, já que o vírus continua se espalhando e evoluindo no mundo”, disse um dos diretores da pesquisa, William Fischer.
Até o momento, nenhuma medicação tem eficácia comprovada contra a Covid-19. No entanto, o crescimento no número de pessoas vacinadas mostra seus primeiros resultados no mundo, inclusive no Brasil, com redução no número de mortes em São Paulo de idosos entre janeiro e fevereiro deste ano.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.