A falta medicamentos que fazem parte do kit intubação já tem causado os primeiros relatos de pacientes com Covid-19 que acordaram enquanto estavam intubados. Segundo reportagem do Uol publicada nesta terça-feira (23), algumas enfermeiras têm lidado com a situação em hospitais públicos na zona norte de São Paulo e em Aparecida do Norte, interior de São Paulo.
São variadas as reações das pessoas que acordam e se deparam que dentro da própria boca há um cano que desce até a entrada do pulmão. Alguns tentaram arrancar o cano, o que causa feridas na faringe. Outros, porém, se mexeram bastante e chamaram de imediato os enfermeiros.
A escassez de medicamentos para lidar com pacientes intubados foi relatada este mês e a consequência pode ser a morte de pacientes por asfixia, já que com ausência de sedativos não se pode intubar, e situações como as que já têm acontecido, de pacientes acordarem durante a intubação. Com falta e medicamentos, as enfermeiras têm racionado os remédios entre os internados na UTI.
Uma reunião sobre a escassez do kit intubação aconteceria nesta segunda-feira (22), mas foi adiada porque a Anvisa esqueceu de enviar o e-mail de confirmação, segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.