Defesa Civil realiza simulados de evacuação em comunidades de Sete de Abril

50Moradores de Mangueira/Olaria e Bosque Real, comunidades de Sete de Abril, participaram neste sábado (16) de simulados de evacuação de área, promovidos pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) como preparativo para a Operação Chuva 2024. A ação teve início com o acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme.

Em seguida, foi iniciada a mobilização pelas equipes da Codesal, que circularam em rotas específicas daquelas regiões, suscetíveis a desastres naturais, convocando os moradores a saírem de suas casas e seguirem até o ponto escolhido para acolhimento nas Escolas Municipais Afrânio Peixoto e Novo Marotinho.

A iniciativa teve o objetivo de reduzir danos e preservar vidas em comunidades localizadas em áreas de risco, principalmente no período de chuvas intensas.

“Essa ação é o desdobramento de um trabalho que a Codesal já vem realizando voltado à prevenção. Nosso objetivo com o simulado é mostrar à população como se comportar em episódio de risco provocado por fortes chuvas”, afirmou o diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.

Antes dos simulados, a Codesal capacita voluntários nas comunidades, formando Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), um dos programas mais importantes promovidos por meio da Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, voltado à prevenção e percepção de risco, destacou a subcoordenadora Fabiana Santana.

Já foram realizados simulados na Vila Picasso e Voluntários da Pátria (20/01); Irmã Dulce e Mangabeira (24/02); Bom Juá, Calabetão e Mamede ((02/03); Moscou I e II e Creche (09/03). No próximo sábado (23), encerrando o ciclo preparativo, serão realizados simulados simultaneamente na Baixa do Cacau e Vila Sábia.

Participaram dos simulados profissionais da Defesa Civil de Salvador, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Secretaria Municipal de Educação. Colaboraram ainda voluntários de diferentes áreas, contribuindo para o bom desempenho da atividade.

Carregar mais em Salvador

Vejam também

Professores da Ufba vão iniciar greve nesta segunda-feira (29)

Professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram, na última quinta-feira, dur…