O deputado estadual Samuel Júnior apresentou um projeto para conceder o título de cidadão baiano ao ministro do Desenvolvimento Regional do governo Bolsonaro, Rogério Marinho. A homenagem é justificada pelo deputado por Marinho “cuidar tão bem do nosso povo sertanejo”.
Rogério Marinho nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e foi deputado federal pelo estado por três mandatos. No governo Bolsonaro, já atuou também na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Samuel diz que Marinho iniciou a execução do Projeto Básico do Canal do Sertão Baiano e sua interligação com o perímetro de irrigação Salitre. “O investimento federal no projeto será de R$ 12,6 milhões, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MDR.
“O Canal do Sertão Baiano vai contar com investimentos totais de R$ 4,62 bilhões e servirá para garantir o abastecimento de água para consumo humano, industrial e de animais em 44 cidades do interior da Bahia, além de permitir o desenvolvimento de cadeias produtivas como a da mineração e a agrícola”, argumenta o deputado.
O projeto ainda precisa ser analisado pela Assembleia Legislativa da Bahia.