O Ministério da Saúde tem recomendado que pessoas acima de 60 anos e doentes crônicos, como diabéticos e aqueles com doenças cardiovasculares, fiquem em casa. Segundo a pasta, idosos e doentes crônicos são uma parcela da população mais vulnerável ao novo coronavírus. “Por isso, devem buscar o isolamento para evitar o contágio pela doença”, orienta. “Recomenda-se evitar viagens, cinemas, shopping, shows e outros locais com aglomeração”, completa.
Gestantes e crianças
Ao contrário do público vulnerável, o Ministério da Saúde afirma que as crianças têm maior resistência à infecção pelo coronavírus. Embora a OMS já tenha declarado casos de morte confirmados, em geral, os mais jovens apresentam sintomas mais brandos e, até o momento, poucos adoecem.
Já as grávidas precisam ter cuidado por causa das alterações imunológicas em função da gestação. No entanto, a pasta ressalta que ainda não existem dados específicos para esse grupo.
De forma geral, o Ministério reforça que toda a população deve lavar as mãos, cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir, além de evitar aglomerações se estiver doente.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.