Com os estoques de sangue em nível muito baixo, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) solicita aos baianos que mantenham as doações de sangue, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o diretor da Fundação, Fernando Araújo, “todas as unidades da Hemoba, na capital e no interior da Bahia, estão sofrendo uma redução na coleta. Porém, os pacientes com dengue, pacientes oncológicos, pessoas com anemias crônicas e com outras doenças hematológicas precisam da transfusão de sangue. Além disso, atendemos aos casos de emergência e às cirurgias eletivas que, em certa medida, continuam acontecendo nas unidades de saúde do estado”. Pontua o diretor.
Com base nas normas da Anvisa e do Ministério da Saúde, depois do primeiro caso de Covid-19 confirmado no Brasil, um conjunto de critérios técnicos passaram a ser obrigatórios para a triagem clínica de candidatos à doação de sangue. Os candidatos à doação que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados da doença ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato, os candidatos que retornaram de viagem internacional, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil e os que tiveram a doença ficam inaptos por 90 dias após completa recuperação. Portanto, a Hemoba pede doações somente para quem está bem de saúde, sem nenhum sintoma respiratório.
A Fundação também adotou a doação com hora marcada, para receber o doador de forma sistematizada, sem aglomerações. Quem desejar marcar um horário poderá acessar o site da Hemoba (www.hemoba.ba.gov.br) ou enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou ligar diretamente para uma das unidades e agendar a doação.
Sobre a doação de sangue
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.