A volta de Lula ao cenário político brasileiro tem intensificado o movimento em torno do 7º Congresso Nacional do PT. A Executiva Nacional do partido se reúne em Salvador, nesta quinta-feira (14), para tratar de diversos assuntos, incluindo a experiência da formação do Consórcio Nordeste. Em sua chegada, na noite desta quarta-feira (13), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou com o governador Rui Costa (PT) e os governadores do Nordeste, no Palácio de Ondina.
De acordo com nota divulgada pelo Partido dos Trabalhadores, escolher a Bahia para esta reunião prestigia a região que foi desprezada pelo governo Bolsonaro na catástrofe do derramamento de óleo em seu litoral. “A Comissão Executiva Nacional do partido reúne-se nessa quinta-feira em Salvador, preparando o 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores que será realizado em São Paulo de 22 a 24 de novembro. A escolha da Bahia para esta reunião da executiva reflete a importância social e política da região Nordeste, nesta conjuntura de resistência ao governo de extrema-direita e de construção de novas propostas de políticas públicas”.
O comunicado ainda sublinha que “a reunião marcará a solidariedade do PT ao povo nordestino, diante do descaso do governo federal com o grave desastre ecológico que atingiu o litoral da região. A reunião da executiva marcará também o reencontro da direção partidária com o ex-presidente Lula, após a prisão injusta e ilegal que durou 580 dias. Lula participará da primeira parte da reunião em Salvador. Às 12h30, a presidenta Gleisi Hoffmann fará entrevista coletiva no local”.
O ex-presidente não participará de nenhum evento aberto. Mas, é possível que ele cumprimente a militância que comparecer no entorno do antigo Hotel da Bahia, no Campo Grande, onde será realizado o encontro.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.