O estabelecimento do Estado de Israel se deu há 71 anos, em 8 de maio. Em Salvador, a celebração pela conquista da independência aconteceu, na Câmara Municipal, em sessão solene que também homenageou o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avralham Shelley, com o Título de Cidadão de Salvador. A atividade, realizada no Plenário Cosme de Farias, foi presidida pela vereadora Lorena Brandão, na noite de terça-feira (14), no Plenário Cosme de Farias.
“Essa é a data mais importante para o povo judeu. Salvador está tendo a honra de poder fazer essa homenagem e eu me sinto muito honrada de estar à frente dessa sessão”, disse a vereadora. “Estamos celebrando ainda mais a união entre o país e a Terra Santa. Esse é um ato profético de agradecimento a Deus pela união entre Brasil e Israel”, completou Lorena.
Em 71 anos de história, Israel se destaca no mundo com conquistas impressionantes. São 12 Prêmios Nobel. É o país que mais investe no tratamento e reciclagem de água e também é o criador em irrigação por gotejamento, técnica que transforma desertos em terras cultiváveis. Desde o início dos anos 50, a nação assumiu o compromisso de desenvolver tecnologias ambientalmente corretas para lidar com seus escassos recursos energéticos e de água. Atualmente, pelo menos 90% das residências israelenses usam energia solar para aquecer a água. Em Israel foi inventado o telefone celular, fósforo e o pen drive.
O embaixador Yossi Avralham Shelley agradeceu a homenagem. “Estou feliz em receber esse título em uma cidade tão rica como Salvador. É uma honra ser o mais novo soteropolitano”, disse. Shelley está ocupando o cargo há dois anos.
A sessão contou com diversas apresentações artísticas. Também fizeram parte da mesa o secretário-executivo de Relações Institucionais da Casa, Heber Santana, o desembargador Maurício Kertzman, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, o bispo Eliseu Cavalcante, o rabino Mariano Belprado, o bispo Atila Brandão e sua esposa Maílde, presidentes do Ministério Batista Internacional Caminho das Árvores (MBICA).
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.