O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), assinaram, nesta terça-feira (9), em Lisboa, acordo de cooperação que prevê o intercâmbio de programas e obras audiovisuais, além de apoio à produção, formação profissional, entre outras atividades conjuntas que fortaleçam as emissoras públicas.
O documento foi assinado pelo diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, e pelo presidente da RTP, Gonçalo de Albuquerque Reis. O acordo internacional permite a troca de conteúdos, conhecimentos e experiências nas áreas de rádio, televisão e multimídia.
“A cooperação internacional entre TVs e rádios públicas permite o acesso à população baiana a conteúdos de altíssima qualidade e promove conteúdos baianos em outros países. Após parcerias com a BBC (Inglaterra) e DW (Alemanha), iniciamos agora com o maior grupo de comunicação de Portugal”, disse Flávio Gonçalves.
A cooperação inclui também a elaboração ou utilização de reportagens, realização de coproduções e intercâmbio de equipes para produções televisivas ou radiofônicas. A RTP poderá ainda oferecer estágios ou cursos no seu Centro de Formadores aos trabalhadores do IRDEB, ou realizar ações de formação em Salvador por formadores da RTP.
Sobre a RTP
A Rádio e Televisão de Portugal é uma empresa pública de comunicação e possui 3 canais de tv em Portugal, 1 canal para África, 1 canal internacional e 9 emissoras de rádio.
As primeiras emissões de rádio iniciaram-se em 1935 e as de televisão em 1957. Este ano, de acordo com o estudo Marca de Confiança, a RTP voltou a ser a marca de televisão em que os portugueses mais confiam, revelando que a tv pública está no topo, com 34% das escolhas.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.