Empresas chinesas participarão da licitação da Ponte Salvador-Itaparica

O edital de licitação será publicado no meio do ano e o leilão deve acontecer em julho

Duas tradicionais empresas chinesas confirmaram, nesta segunda-feira (13), em Pequim, interesse em participar da licitação para construção da Ponte Salvador Itaparica e execução do Sistema Viário Oeste (SVO).

O assunto foi discutido com o governador Rui Costa durante reuniões realizadas com diretores da China Communications Construction Company (CCCC) e da China Railway Group Limited (Crec). “O interesse dessas empresas em nosso projeto impõe ao Governo o dever de prestar todos os esclarecimentos necessários para garantir a participação delas na licitação”, afirmou o governador.

Outros projetos de infraestrutura, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) também estiveram na pauta das duas reuniões. O governador aproveitou a oportunidade para destacar o êxito de parcerias público privadas que fazem da Bahia uma referência nacional na execução de obras de grande porte, a exemplo do metrô e da Arena Fonte Nova.

Entre as reuniões na CCCC e na Crec, Rui Costa assinou memorando de entendimento entre o Governo do Estado e o Grupo Easteel para a implantação de um parque industrial na Bahia, cujo investimento previsto é de 7 bilhões de dólares.

A previsão é que o edital de licitação da Ponte seja publicado no meio do ano e que o leilão ocorra no final de julho. O investidor que vencer a disputa terá o direito de explorar a ponte por 35 anos. A construção da ponte está orçada em R$ 5,34 bilhões, com aporte de R$ 1,51 bilhão do Governo do Estado.

Acompanhe o Caderno de Notícias no FacebookInstagramYouTube e Twitter.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Aiba e universidade federal mineira se unem em estudo inédito sobre teor de carbono no solo

Na semana em que o Dia Mundial da Terra é celebrado, a atenção global se volta para a urgê…