Encontro literário debate a cultura e as religiões de matriz africana até quinta (11)

0

O I Encontro Literário Ori foi aberto na noite desta terça-feira (9), com uma live transmitida pelo canal do evento no Youtube. Até quinta-feira (11), sempre a partir das 19h, nomes da literatura, religiosidade e música debatem e contam vivências sobre a ‘A cultura e as religiões de matriz africana’.

Mediada por uma das curadoras da festa literária, a jornalista Cleidiana Ramos, a mesa de abertura trouxe a temática ‘A filosofia inspiradora do Candomblé’, com a participação da cantora Margareth Menezes e da ialorixá do Terreiro do Cobre, Mãe Valnizia Bianchi, autora de diversos livros, entre eles ‘Resistência e Fé’, uma autobiografia escrita em 2009.

Programação

Na segunda noite de programação (10), será a vez do debate sobre a ‘Fé no Carnaval – O terreiro no meio da avenida’ com a liderança do Terreiro São Jorge Filho da Gomeia e presidente do bloco afro Bankoma, Maria Lúcia Neves, MametoKamurici; o presidente do bloco Cortejo Afro, Alberto Pitta; e o cantor Gerônimo. A jornalista Meire Oliveira fará a mediação.

No terceiro e último dia (11), o debate será conduzido pelo jornalista André Santana e abordará a ‘Dança e canto sagrados: a arte de encantar o corpo’, reunindo José Carlos Arandiba, o Zebrinha, e a sacerdotisa do Ilê Axé KaleBokun, Mãe Vânia Amaral, potências da dança baiana.

Nos três dias, o cenário da festa literária é o estúdio da Galeria Triângulo, do fotógrafo Álvaro Villela, no Pelourinho. O pano de fundo é a exposição ‘Faces’, que traz retratos de moradores de duas comunidades quilombolas localizadas no município de Rio de Contas. As mesas podem ser acompanhadas pelo no canal do projeto no YouTube.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Eventos

Check Also

Festival da Primavera: pranchão e alegria movimentam o Dique do Tororó

O Festival da Primavera agitou a cidade durante toda a semana e, neste domingo (21), levou…