Energia do Amapá será restabelecida dentro de 10 dias, diz ministro

0

Após o estado do Amapá ter decretado, na última quinta-feira (5), estado de calamidade pública por conta da falta de energia e de água potável em 13 dos seus 16 municípios – incluindo a capital Macapá – há 48 horas, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse, nesta sexta-feira (6), que pretende restabelecer toda a energia do estado dentro do período de dez dias.

“Em até 10 dias nós pretendemos restabelecer 100% da energia no Amapá”, afirmou o ministro, após ter se reunido com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O primeiro plano do ministro era restaurar a energia em 70% até a última quinta, mas ele afirmou que não deu certo por conta da complexidade da operação.

Albuquerque também chegou a dizer que uma parte do processo já está feita, faltando apenas uma, que já está em andamento. “O equipamento já foi reparado na sua parte física e agora está havendo a filtragem do óleo do equipamento. Para se ter noção do volume, são 45 mil litros de óleo e temos que ter certeza de que ele está em condições de operação”, afirmou.

O motivo do apagão no estado foi um incêndio, ocorrido na última terça-feira (3), em uma subestação de energia localizada na Zona Norte de Macapá. Até o momento foram anunciados três planos para o restabelecimento da energia no Amapá. Todas as opções envolvem o envio de peças, motores e transformadores dos estados do Amazonas, Pará e Roraima.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Brasil

Check Also

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

Daniella Almeida/Agência Brasil Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Púb…