Equipe da CPI da Covid que auxilia relator levantou 200 falas negacionistas de Bolsonaro

No entanto, segundo jornal, Renan Calheiros (MDB-AL) recebeu recomendação para “baixar o tom das críticas”

Instalada nesta semana, a CPI da Covid já tem um primeiro alvo: os discursos de representantes do Governo Federal que possam ter agravado a pandemia. Segundo publicação da Folha de S. Paulo desta sexta-feira (30), a equipe que auxilia o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), levantou mais de 200 falas negacionistas de Bolsonaro, que entre outras coisas, traz críticas ao isolamento social e estimula o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19 no tratamento contra a doença.

Entre as seis linhas de investigação apontadas no plano apresentado por Renan Calheiros, a primeira se refere às ações do Governo Federal no enfrentamento da pandemia. No entanto, durante a semana, a mesma Folha de S. Paulo que trouxe a informação sobre o levantamento das falas negacionistas publicou matéria de bastidores que mostra que tanto aliados de Renan Calheiros como interlocutores do Governo Federal pediram para o relator da CPI “baixar o tom das críticas” a Bolsonaro.

Ao assumir a relatoria, na terça-feira (27), Renan Calheiros fez críticas ao negacionismo e disse que culpados existem e devem ser punidos emblematicamente. Antes de a CPI ser instalada, segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, o Governo Federal insinuou, nos bastidores, que quanto mais os trabalhos no Senado avançassem, mais operações da Polícia Federal atingirão prefeitos e governadores. Renan Calheiros é pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB).

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Política

Vejam também

Kátia Oliveira participa do lançamento da pré-candidatura de Adriano de Biriba a prefeito de Pojuca

A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) participou neste sábado (28) do lançamen…