A Escola do Legislativo realizou, nesta quarta-feira (25), o segundo dia da ação “Troque um Livro por uma Muda”, iniciativa que comemora o Dia da Árvore, ocorrido no último sábado, 21 de setembro. Em um estande, montado em frente ao Restaurante dos Funcionários da ALBA, cerca de 100 mudas de três plantas estão sendo trocadas até o final da tarde desta quinta-feira (26) por publicações diversas levadas por servidores, visitantes e estagiários da Casa do Povo.
De acordo com Juliana Melo, servidora pública do Departamento de Projetos Especiais, a intenção é impulsionar dois projetos de uma só vez, ampliando a conscientização de todos para promover o pensamento sustentável (ALBA Verde) e ao mesmo tempo conseguir uma maior doação de livros (ALBA Cultural). “É importante pensar na natureza e também estimular a leitura. Muita gente me pergunta se não seria melhor plantar uma árvore. E eu respondo que nem todo mundo tem terreno para plantar uma árvore, mas todo mundo pode plantar um vaso em casa e ter mais verde em sua vida”, garantiu Juliana.
A ação, desenvolvida no horário de almoço, entre 12 e 14 horas, atraiu a atenção das pessoas que estavam na fila do refeitório. Com 32 anos trabalhando no Poder Legislativo, Amilton Mascarenhas, do Departamento de Pesquisa Parlamentar, recebeu duas mudas de planta (Tagete e Torênia), fazendo a troca por dois livros com temáticas bem diferentes: um sobre o detetive inglês Sherlock Holmes e outro que versava sobre a Academia de Letras Jurídicas.
Já Marilene Carvalho, 20 anos de serviços prestados ao Departamento de Taquigrafia, entregou um livro que considera fundamental para o esclarecimento de mulheres vítimas da violência. A publicação que deixou como contribuição fala sobre o Protocolo de Feminicídio, um crime que nos últimos anos vem aumentando assustadoramente no país. Em troca, a profissional que registra os discursos dos parlamentares vai cuidar da Petúnia que escolheu como forma de colaborar para a preservação da natureza.
Foram oferecidas três mudas de planta nesta ação da Escola do Legislativo. A Petúnia adora sol pleno, recomenda-se colocá-la em áreas com bastante luz, como jardins ou varandas. A Torênia prefere sombra parcial e locais com luz suave, de forma indireta. Já a Tagete gosta de sol pleno e locais bem iluminados, como canteiros ao ar livre. Para quem ama as plantas, é necessário saber que elas devem ser molhadas regularmente e moderadamente. Ou seja, umedecer, sem encharcar. É o recado final dos organizadores da ação.