Qualquer profissional que atue em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Salvador e apresente suspeita de contágio pelo novo coronavírus terá um ponto de atendimento exclusivo para procurar a partir desta terça-feira (9). Situado no antigo prédio da Faculdade Ruy Barbosa, no Rio Vermelho, o local, que contará inicialmente com dez leitos de observação e dois para pacientes críticos, foi destinado pelo Estado para esse uso, após uma mudança de planejamento.
De acordo com o governador Rui Costa, o que motivou a alteração foi a baixa procura por parte de soteropolitanos com sintomas leves da Covid-19 que preferissem se recuperar longe de familiares e vizinhos. “Inicialmente essa unidade foi pensada para servir de acolhimento, mas a baixa procura nos deu a ideia de transformar o espaço em um pronto atendimento destinado somente a pessoas que trabalhem em unidades de saúde do SUS e que estejam com sintomas da Covid, sejam eles médicos, enfermeiros, vigilantes, porteiros ou agentes de limpeza”, listou.
A unidade será administrada pela Fundação Fabamed de Pesquisa e Extensão na área da Saúde (Fabamed), como uma extensão do hospital de campanha Santa Clara, e funcionará todos os dias da semana, das 8h às 21h, por demanda espontânea. Para ser atendido, basta apresentar a identificação profissional, a exemplo de um crachá, e um documento oficial de identidade com foto. Em caso de necessidade, o paciente será transferido para um hospital de referência.
Siga-nos no Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.