EUA: Maconha é legalizada para uso recreativo no estado de Nova York

0

O uso recreativo da maconha foi aprovado em Nova York pelos parlamentares do estado nesta terça-feira (30). Com 100 votos favoráveis e 49 contrários, o estado de Nova York, nos Estados Unidos, passará a permitir que maiores de 21 anos comprem a planta e possam cultivá-la para uso pessoal.

Também serão removidos os antecedentes criminais e suspensas as multas de quem foi condenado por portar até 85 gramas de maconha, que é o novo limite para a posse individual.

Para a lei começar a valer, falta a sanção do governador de Nova York, Andrew Cuomo, que se disse ansioso para receber o projeto em sua mesa. Nos Estados Unidos, os estados têm legislação própria e Nova York é o décimo quinto estado do país a descriminalizar a maconha.

Sem contar com os Estados Unidos, que têm legislações diferentes para cada estado, os únicos países do mundo que liberaram a maconha para fins medicinais e de recreação são Uruguai e Canadá. No México, a lei de legalização já passou pelo Senado e pela Câmara e só depende da sanção do presidente do país, Andrés Manuel López Obrador, que já se mostrou favorável à lei.

No final do ano passado, o cultivo da maconha para consumo próprio e com fins de saúde foi legalizado na Argentina e a ONU retirou a maconha da lista de drogas mais perigosas. No entanto, o projeto que prevê substância da maconha para fins medicinais foi travado no Brasil pelo então presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Mundo

Check Also

G20 aprova declaração que fixa 10 princípios sobre bioeconomia

Léo Rodrigues/Agência Brasil Representantes do G20 aprovaram na última quarta-feira (11) u…