O ambulatório de hematologia desabou nesta sexta-feira (14), no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), localizado na Rua dr. Augusto Viana, no bairro do Canela, em Salvador.
Vinculada à Universidade Federal da Bahia (UFBA), a unidade de saúde não interditou a ala, conforme denúncia de profissionais que trabalham na área ao Caderno de Notícias. De acordo com pessoas que atuam no hospital, o acidente não deixou feridos.
Sobre a Rede
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.