O Facebook removeu nesta segunda-feira (22) 43 contas e 68 páginas que replicavam postagens e provocavam milhões de interações relacionadas ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).
Em nota, a empresa informou ao jornal Folha de S.Paulo, a decisão de remover as contas e páginas por causa do comportamento delas e não pelo conteúdo. Segundo o Facebook, essas páginas, administradas por um grupo chamado Raposo Fernandes Associados (RFA), publicavam uma grande quantidade de artigos caça-cliques, com o objetivo de direcionar as pessoas para seus sites fora do Facebook. Esses sites, por sua vez, têm grande número de anúncios e pouco conteúdo, sendo chamadas de “fazendas de anúncios” (“ad farms”, em inglês).
Entre as páginas mais populares dessa rede pró-Bolsonaro estavam “Correio do Poder”, “Movimento Contra Corrupção”, “Folha Política” e “TV Revolta”.
Recentemente, o WhatsApp anunciou que 100 mil números foram banidos por uso irregular do aplicativo. A decisão foi tomada após reportagem da Folha mostrar financiamento de campanha contra o PT por empresas, como a Havan, com pacotes de disparo de mensagens em massa. Esse tipo de financiamento é proibido pela legislação eleitoral.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.