Fórum Cidade Educadora debate a luta antirracista

Evento reúne estudantes e pesquisadores em sua 12ª edição

No próximo sábado (21), no Instagram @cidad.eeducadora, começa a 12ª edição do Fórum Cidade Educadora, promovido pela Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Salvador (ESSUCSal). O evento, que vai até dia 16 de dezembro, vai abordar as mobilizações sociais antirracistas em Salvador, através da troca de experiências entre organizações sociais e órgãos públicos.

Na mesa de abertura dia 21, às 8h30, as professoras Caroline Ramos e Liane Monteiro abordam o tema “Decolonialidade e formação profissional na ESSUCSal: ensino, pesquisa e extensão”. No encontro serão debatidas práticas pedagógicas desenvolvidas por estudantes e professores através de parcerias institucionais. Na programação, o “Fala menina” traz relatos do cotidiano de jovens negras para inspirar experiências pedagógicas nas escolas e no convívio familiar.

Racialização da adoção de crianças negras, empoderamento crespo, identidade e algorítimos, estética negra e arte educação serão temas debatidos durante o evento, com a presença de profissionais das esferas públicas de Estado e Terceiro Setor e discentes em diálogos com os campos de estágio e suas comunidades. Nos debates também estarão: egressas da ESSUCSal, a professora Elisamara Emiliano (FAUFBA), a entidade Arte Educação e Cidadania (Artebras), e o urbanista da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) João Oliveira.

Lideranças de bairros negros de Salvador vão analisar temas como o racismo estrutural e suas expressões ambientais nas segregações das políticas urbanas na pandemia e suas estratégias de mobilização. O debate será finalizado com representantes negros, como o vereador reeleito Sílvio Humberto (PSB), e representantes negras eleitas para a Câmara Municipal de Salvador.

A professora Liane, que coordena a ação, destaca o trabalho da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado na democratização do acesso à Justiça, o direito à cidade e a luta antirracista. O órgão, gerido por Sirlene Assis, é um dos parceiros do evento. Confira a programação completa no @cidad.eeducadora.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Eventos

Vejam também

Festival de Inverno de Morro do Chapéu terá Barão Vermelho, É o Tchan, Dudu Nobre e Calcinha Preta

O Festival de Inverno de Morro do Chapéu vai acontecer entre os dias 8 e 11 de agosto e já…