Governador visita cidades atingidas pelas chuvas e coordena ações de apoio às vitimas

Profissionais estão atuando nas operações de atendimento nos 140 municípios em situação de emergência

Na tarde desta terça-feira (28), o governador Rui Costa visitou a cidade de Itajuípe para monitorar a situação dos pontos mais afetados pelas enchentes. De lá, seguiu para Ubatã, onde visitou o trecho da BR-101 que cedeu após as fortes chuvas que atingiram a região. Em Ipiaú, Rui coordenou a distribuição de donativos que serão levados para Dário Meira. Rui está no sul da Bahia desde a manhã de domingo (26), atuando diretamente do gabinete avançado montado em Ilhéus supervisionando o trabalho de socorro de vítimas e elaborando medidas de suporte às cidades atingidas.

>> Veja também: Bahia registra maior acumulado de chuvas para dezembro desde 1989.

As forças que operam na região dispõem de 276 militares do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), com apoio de agentes do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Sergipe, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os profissionais estão atuando nas operações de atendimento às vítimas das chuvas, nos 140 municípios em situação de emergência. Nesta terça-feira (28) deverão chegar integrantes dos Corpos de Bombeiros Militares do Distrito Federal, do Piauí e do Rio de Janeiro para atuarem também na força-tarefa. A ação também conta com a ajuda de voluntários civis.

A operação atua com o apoio de 11 aeronaves (do Estado da Bahia e de outras unidades da Federação) e pelo menos 24 veículos, da Bahia e também de outros estados. Até o começo da tarde desta terça (28), 31.405 pessoas estavam desabrigadas e 31.391 pessoas desalojadas, com um total de 471.009 afetados. No mesmo período foram contabilizados 46 abrigos estruturados pelas prefeituras municipais.

>> Veja também: Rui Costa anuncia auxílio para famílias atingidas pelas enchentes.

Os militares estão atuando com foco no resgate de pessoas ilhadas, de enfermos que necessitam de atendimento médico e no restabelecimento de acesso a comunidades ilhadas. Vinte pessoas morreram até o momento. Os óbitos ocorreram em Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (1), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Aiba e universidade federal mineira se unem em estudo inédito sobre teor de carbono no solo

Na semana em que o Dia Mundial da Terra é celebrado, a atenção global se volta para a urgê…