O Governo da Bahia abriu, nesta quarta-feira (8), um processo para habilitação de associações, cooperativas, microempresas e empresas, instaladas no estado, para produção emergencial de máscaras artesanais.
Por causa da recomendação do Comitê Estadual de Emergências à Saúde Pública (COE), que pede a utilização das máscaras artesanais pela população em geral para conter a disseminação da Covid-19, o governo do estado vai destinar a produção destas máscaras para pessoas de vulnerabilidade social e econômica e funcionários públicos, com fins de promover a contenção do vírus.
De acordo com o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, a demanda foi fruto de uma conversa com o governador, que tem uma preocupação permanente de promover ações que protejam as pessoas: “O recomendado é ficar em casa enquanto durar a crise, mas se precisar sair, que seja com máscara e que as pessoas tenham acesso a ela”.
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, além de habilitar as instituições interessadas e efetivar, com parte delas, alguns contratos para a confecção das máscaras artesanais, vai indicar as instituições habilitadas para Prefeituras, Consórcios Públicos e Organizadores Locais e Regionais de campanhas de uso desse equipamento de proteção individual.
Quem pode participar?
Podem participar do edital apenas pessoas jurídicas constituídas sob a forma de associação civil, cooperativa, microempresa ou empresa, que tenham condições de confeccionar as máscaras artesanais em tecido de algodão ou TNT com alça de elástico, em condições higiênicas sanitárias adequadas e que possuam máquinas de costura próprias em boas condições de uso.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas online no site da CAR, até as 23h59 do dia 10 de abril de 2020, com o preenchimento obrigatório de todos os campos até a conclusão, com o recebimento da mensagem “habilitação realizada com sucesso sob o número ‘xxx’ ”. No site também estão disponíveis mais informações sobre o edital.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.