Governos federal e estadual se unem para acudir municípios atingidos pelas chuvas na Bahia

Força-tarefa envolve governadores de outros estados, além de senadores e secretários estaduais e municipais

A partir de uma reunião com a participação do governador Rui Costa e dos ministros da Cidadania, João Roma, do Desenvolvimento, Rogério Marinho, da Saúde, Marcelo Queiroga e do secretário nacional de Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas, foi montada uma operação de socorro aos municípios atingidos pelas chuvas no interior da Bahia.

“O momento é de solidariedade e trabalho. As diferenças políticas precisam ser deixadas de lado e todos precisam estar unidos para ajudar as vítimas das enchentes”, disse Rui Costa.

>> Veja também: Desenbahia inicia liberação de crédito emergencial para extremo sul.

O socorro do governo federal inclui combustível e aeronaves para auxiliar nos resgates. Uma base de apoio para facilitar as ações, instalada na cidade de Ilhéus, no sul do estado, terá o reforço de equipes da Polícia Militar da Bahia, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Superintendência Estadual de Defesa Civil, e da Polícia Rodoviária Federal, que enviará aeronaves e agentes.

De acordo com informações do governo da Bahia, equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte estão a caminho de Ilhéus, também levando aeronaves e equipamentos para se juntar à operação.

>> Veja também: Governo da Bahia vai antecipar o ICMS aos 417 municípios do estado.

No início da manhã, em outra reunião com secretários e técnicos do Estado, o governador Rui Costa já havia informado ter entrado em contato com governadores do Nordeste [veja vídeo abaixo] e de outras regiões para organizar a vinda do apoio necessário ao enfrentamento deste desafio de levar ajuda aos moradores das cidades alagadas. Os estados do Espírito Santo e Maranhão já indicaram que vão se unir aos esforços da Bahia e do Governo Federal.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Aiba e universidade federal mineira se unem em estudo inédito sobre teor de carbono no solo

Na semana em que o Dia Mundial da Terra é celebrado, a atenção global se volta para a urgê…