Grupos pedem para Senado “salvar” o Fundeb

0

Ainda não há data para o Senado votar o projeto de lei (PL) 4.372, aprovado pela Câmara e que, se aprovado pelo Senado, destinará 10% dos recursos do Fundeb para entidades privadas e religiosas.

O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) entrou em vigor em 2007, durante o governo Lula, e se estenderá até 2020, como era previsto desde a sua criação.

A criação de um novo Fundeb, com início em janeiro de 2021, no entanto, veio com a proposta da Câmara de tirar 10% dos recursos que são usados na valorização de professores e funcionamento das etapas da educação básica para destinar, desta vez, a instituições filantrópicas comunitárias, confessionais e para educação profissionalizante.

Grupos como Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE) e Todos pela Educação desenvolveram relatórios para costurar com os parlamentares a aprovação do Fundeb como um fundo permanente, sem data para expirar, com as regras de até então.

A aprovação viria através de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), sugerida em agosto, mas a Câmara votou a favor na última quinta-feira (10) da retirada de 10% dos recursos do Fundeb para a educação básica pública e o Senado deve votar o projeto de lei aprovado pela Câmara nesta semana.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube

Load More In Educação

Check Also

Estudantes de Salvador viajam para intercâmbio cultural em Portugal

Yasmin Bispo Santana, de 13 anos, fará sua primeira viagem de avião na próxima quinta-feir…