Haddad é o vice de Lula na disputa pela presidência

0

Depois de 5 horas de reunião em São Paulo, membros da Comissão Executiva Nacional do PT e PCdoB decidiram, nos últimos minutos deste domingo (5), lançar o nome do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad para vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência.

“A ideia é que tenha uma pessoa para vocalizar sua campanha e essa missão seria feita através de um companheiro do PT, que tenha identificação com Lula e que seja seu amigo. Então decidimos que o Fernando Haddad é o vice na nossa chapa”, anunciou a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, em coletiva.

Com base em uma possível inelegibilidade do ex-presidente Lula pela Lei da Ficha Limpa, o plano B do PT partiu de uma conversa com o PCdoB no sentido de convencer a candidata presidencial do partido, Manuela D’Avila a desistir de sua postulação para assumir futuramente a cadeira de vice.

Ao anunciar Manuela, Gleisi Hoffman afirmou que o PT sempre prezou pela coligação em todas as eleições que disputou, e a coligação com o PCdoB foi a pedido de Lula.

“Desde as eleições presidenciais de 1989, sempre tivemos na chapa como vice a indicação de um outro partido, por isso eu quero dizer formalmente que o presidente Lula pediu para que eu convidasse o PCdoB para integrar a sua chapa à presidente da república, fazendo um convite formal a Manuela D’Avila, pela integração junto com Haddad”.

“PT e PCdoB é a confirmação de um campo progressista e popular para voltar a governar o país”, completou Gleisi. Coligados com o PT estão o PROS, PCO e PCdoB.

No dia 15 de agosto o PT vai registrar a candidatura de Lula em Brasília, mesmo ele estando preso, desde o dia 7 de abril em Curitiba.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Load More In Política

Check Also

Morro do Chapéu: prefeita denuncia assédio e tentativa de invasão de sua casa

A prefeita de Morro do Chapéu e candidata à reeleição, Juliana Araújo (PDT), denunciou o j…