Com o objetivo de fortalecer a Sistematização da Assistência da Enfermagem (SAE), o Hospital Geral Roberto Santos passou a disponibilizar o Manual de Recomendações para Registros de Enfermagem. O documento, elaborado pela Diretoria de Enfermagem da instituição – em conjunto com o Departamento de Qualidade e Vigilância em Saúde (DQVS) e Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem (NEPE) –, irá nortear os profissionais da categoria.
O manual, conforme lembra a diretora de enfermagem do HGRS, Indaiane Abade, contém modelos de anotações de enfermagem que podem ser adequados quando necessário. “As anotações de enfermagem no prontuário são essenciais para a qualidade da assistência e segurança do paciente. Esses registros consistem em um importante instrumento de validação da atuação da equipe de enfermagem”, pontua ela.
Além de aprimorar e qualificar o atendimento, a obra foi idealizada na perspectiva de promover um cuidado seguro em cumprimento à exigência ético-legal da profissão, no âmbito do HGRS, um hospital que compreende aproximadamente 2.100 trabalhadores de enfermagem – o que representa 65% do quadro de pessoal total. A padronização se dará nas unidades assistenciais abertas e fechadas.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.