Homenagens e parcerias para projetos marcam abertura do Novembro Negro TCA

“Com racismo não há Democracia” foi o tema do ano

No teatro Castro Alves (TCA), na noite desta segunda-feira (8), aconteceu a sexta abertura oficial do Novembro Negro. O evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretária de Promoção de Igualdade Racial (Sepromi), em modo presencial, seguiu os protocolos sanitários e contou com a apresentação de peças da campanha institucional contra o racismo [veja vídeo abaixo] e homenagens a personalidades que contribuíram com a implementação de políticas afirmativas no estado.

Com o tema “Com racismo não há Democracia”, o evento foi transmitido ao vivo pela TVE e contou com os shows do bloco afro Ilê Aiyê, DJ Belle, Gerônimo, Bando de teatro Olodum que animaram o público presente no teatro.

No discurso de abertura do evento, a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, homenageou todos os ex-secretários da pasta, além de ressaltar os 15 anos de políticas afirmativas na Bahia, único estado que preserva uma Secretaria específica para tratar da questão racial.

>> Leia também: Projeto de deputado baiano enquadra injúria racial como crime hediondo e inafiançável.

“Novembro negro traz ao TCA o conjunto das ações realizadas pelo governo do estado, numa ação transversal que já perdura 15 anos de promoção da igualdade racial, em parceria com nossos colegas secretários e secretárias, através do nosso conselho e com o apoio dos movimentos sociais baianos. Hoje, o espetáculo tem um sabor especial, essa emoção de celebrar a vida. Na oportunidade, vamos celebrar também os termos de formalização do edital ‘Década Afrodescendente’, que vai minorar os efeitos econômicos da pandemia em nossa população negra”, ressaltou a secretária.

Na ocasião, foi firmada parcerias da ordem de R$ 3 milhões para projetos voltados ao fortalecimento econômico da população negra e comunidades tradicionais. O edital ‘Década Afrodescendente’ contemplou 23 projetos.

Homenagens foram prestadas ao primeiro presidente da Fundação Palmares, Carlos Moura. Ele recebeu o prêmio Mérito da Igualdade Racial. In Memorian, Luiza Bairros, ex-ministra chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil, entre 2011-2014, recebeu homenagem póstuma. A também ex-ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, foi mais uma homenageada.

>> Leia também: “Combate ao racismo é responsabilidade de todo cidadão”, diz assistente social.

O mês de novembro tem se tornado referência para atividades em torno do movimento da consciência negra, que é celebrado no dia 20. Este dia relembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo dos Palmares que foi assassinado em 1965, além de reconhece o legado de Zumbi, Maria Quitéria, Carlos Marighella, Dandara, Luiz Gama e entre outros lutadores negros.

Ao longo do mês estão previstas ações culturais intensas voltadas ao tema. A agenda está disponível no site da Sepromi (clique aqui).

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Eventos

Vejam também

Festival de Inverno de Morro do Chapéu terá Barão Vermelho, É o Tchan, Dudu Nobre e Calcinha Preta

O Festival de Inverno de Morro do Chapéu vai acontecer entre os dias 8 e 11 de agosto e já…