Com aproximadamente 73% dos votos, o humorista Volodymyr Zelensky é o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais na Ucrânia, realizado no último domingo (21). Ele desbancou o atual presidente, Petro Poroshenko, que obteve apenas 25%, segundo as pesquisas finais de boca de urna.
Poroshenko reconheceu a derrota, ao aceitar os resultados de boca de urna, acrescentando que deixará o cargo no próximo mês. “Quando vejo o resultado das pesquisas de boca de urna, é motivo para ligar para meu oponente e parabenizá-lo”, comentou, mostrando-se disponível a apoiar o seu rival na transição: “Vou deixar o cargo, mas quero frisar firmemente que não vou deixar a política.”
Zelensky, de 41 anos, alcançou um resultado histórico, dominando as urnas em todas as regiões do país, inclusive no Oeste mais nacionalista. No Leste, onde nasceu, sua vitória seria arrasadora, somando mais de 88% dos votos. Os resultados corroboraram as pesquisas realizadas durante a campanha eleitoral, que davam a Zelensky mais de dois terços dos votos.
“Obrigado a todos os ucranianos que me apoiaram. Obrigado a todos os ucranianos, onde quer que estejam. Prometo que não falharei com vocês”, declarou o comediante em seu comitê, após os resultados das pesquisas serem divulgados.
Com informações da Agência Brasil e Deutsche Welle (agência pública da Alemanha).
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.