Índia envia 2 mi de vacinas contra a Covid-19 para o Brasil uma semana depois do que foi anunciado pelo Governo Federal

0

Com atraso de uma semana, as duas milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pelo Instituto Serum, da Índia, chegarão ao Brasil. Na tarde desta sexta (22), o voo que partiu de Mumbai, na Índia, chegará no aeroporto de Guarulhos com o lote de imunizantes contra a Covid-19.

De Guarulhos, um voo da Azul levará o lote de dois milhões de vacinas para o aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, e de lá as vacinas serão levadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em comunicado, a Fiocruz informou que trabalhará durante a madrugada para que as vacinas possam ser distribuídas para todo o país já no sábado (23).

Na ocasião em que o Governo Federal havia prometido pela primeira vez a importação das vacinas produzidas na Índia, o governo do país asiático alegou que não havia fechado negociação com o Brasil e que não poderia exportar vacinas naquele momento, pois a vacinação havia começado naquela semana no país.

Durante a semana, no entanto, a Índia anunciou que começaria a exportar vacinas para alguns países e não incluiu o Brasil na lista. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, chegou a dizer que a diferença de fuso horário entre Brasil e Índia prejudicava as negociações.

A vacina da Oxford/AstraZeneca foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo (17), assim como a CoronaVac. No entanto, até o momento, apenas a CoronaVac tem sido usada na vacinação em todo o país. O Governo da Bahia espera resultado de ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer a compra direta da vacina Sputnik V, com o apoio da Prefeitura de Salvador. No entanto, a Sputnik V ainda está em processo de ser autorizada pela Anvisa.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Saúde

Check Also

Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças

Paula Laboissière/Agência Brasil A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão d…