Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o pedido, o Instituto Butantan começará, a partir de abril, a fazer testes do soro anti-covid em humanos. O pedido foi feito no início de março e o aval da Anvisa foi dado na semana passada.
O soro anti-covid é criado a partir do plasma de cavalos e tem como objetivo amenizar sintomas de quem foi infectado, mas não pode curar ou prevenir a covid-19. A Anvisa disse que só falta o Instituto Butantan entregar o “termo de compromisso” para que os testes possam ser feitos em voluntários, o que deve acontecer no início da próxima semana.
O soro será aplicado em pessoas recém-infectadas, no início dos sintomas, para evitar o agravamento do quadro. As experiências determinarão qual a quantidade será necessária para ser aplicada em cada caso. Se o soro funcionar, será o primeiro medicamento comprovadamente eficaz contra a covid-19.
O Instituto Butantan também trabalha com a produção das vacinas CoronaVac, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e aprovada pela Anvisa em janeiro, e a Butanvac, anunciada no final do mês passado como a primeira vacina contra a covid-19 com fabricação 100% nacional e que começará os testes em abril.
Todas as vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Anvisa, incluindo a CoronaVac, tem 100% de eficácia contra casos graves de covid-19. Já os medicamentos classificados como “kit covid” tem comprovada ineficácia contra a doença e podem agravar o quadro de pessoas infectadas.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.