Com o último período de chuva, a barragem do município de Ponto Novo, a 354 km de Salvador, atingiu 100% da sua capacidade. Os agricultores familiares do Território Piemonte Norte do Itapicuru celebram a disponibilidade de água e a garantia de qualidade no seu plantio.
O cenário só foi possível por conta do investimento de R$14,2 milhões no município, realizado pelo Governo do Estado, por meio do projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Do total de recursos, R$7,5 milhões, foram destinados à implantação do sistema fusegate, um dispositivo instalado no vertedouro da barragem, elevando-o em 1,20 m, e que aumentou a capacidade do reservatório de água em cerca de 24%, acréscimo de 9,34 milhões de m³.
Com o investimento também foi ampliada a área irrigada do perímetro e, para gerar trabalho e renda para 145 famílias dos movimentos sociais que ocupam o perímetro irrigado da barragem, no Distrito de Ponto Novo, o Pró-Semiárido investiu também no assessoramento técnico, gestão e capacitação para implantação e manejo da cultura da mamona, objetivando a retomada do crescimento econômico e social do município.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.