Após treze anos de promessa da Ponte Salvador-Itaparica, o governador eleito pela Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) admitiu nesta sexta-feira (4) que pediu ajuda a Lula, presidente eleito, auxílio para iniciar a obra do equipamento.
Obras federais paralisadas na Bahia como o Estaleiro de Maragojipe, a Ferrovia FIOL e intervenções necessárias como duplicações e criações de novas rodovias também foram citados por Jerônimo Rodrigues.
O novo governador petista afirmou, em entrevista a Rádio Nova Brasil FM, que entregou um documento a Lula ainda no primeiro turno da campanha.
“Pegamos do programa de governo o que era de responsabilidade do governo federal e protocolamos com a equipe do programa de governo de Lula as necessidades que teríamos”, disse.
Segundo Jerônimo, o apoio do governo federal seria “da parte que depende do governo para liberação da Ponte”.
O governador citou também o Estaleiro Enseada, em Maragojipe, paralisado por conta da Lava Jato; a construção da FIOL, maior obra de infraestrutura em construção na Bahia; além de duplicações de rodovias federais e construções de novas estradas no estado.
Jerônimo Rodrigues ainda admitiu que o estado da Bahia “perde energia” da produção eólica por não ter rede de transmissão para enviar para outros estados.
“Vamos pedir auxílio de Lula para a construção de uma rede de transmissão de energia eólica, porque a Bahia é a maior produtora nacional mas nós acabamos perdendo energia porque não temos como enviar para outros estados”, disse Jerônimo.