O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21), por meio de um carta aberta nas redes sociais, que desistiu de disputar a reeleição. Ele ainda disse que, ao longo da semana, dará detalhes da decisão e anunciou apoio à sua vice-presidente, Kamala Harris, como candidata pelo partido Democrata.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu o presidente.
Esta é a primeira vez que um presidente dos EUA desiste de concorrer à reeleição em mais de cinco décadas. A última vez que isso aconteceu foi em 1968, quando Lyndon Johnson decidiu não buscar um segundo mandato.
Após anunciar a desistência, Biden declarou apoio a Kamala. “Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei”, pontuou.
“Hoje, quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, acrescentou o presidente.