Jogadores brasileiros que atuam em times de futebol da Ucrânia começaram a chegar ao Brasil nesta terça-feira (1º) após fugirem da guerra no país. O primeiro a chegar foi o Maycon, ex-Corinthians e que atua no Shakhtar Donestsk. Ele desambarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, ao lado da esposa e do filho.
“Numa palavra não daria para definir esses últimos dias. Foi uma mistura de sentimentos, de terror, de medo. Depois uma sensação de alívio, de gratificação por poder sair e com todos bem”, disse Maycon, em entrevista após a chegada ao país.
Ele disse que a invasão russa foi considerada uma surpresa. “Sabíamos do risco, mas tínhamos diversas informações e não acreditávamos que seria daquela forma. Maior tristeza foi porque tinha esposa, filho, pai e mãe comigo e não queria que eles passassem por isso. Mas graças a Deus saímos todos juntos”, afirmou.
O lateral Dodô, ex-Coritiba, o meia Pedrinho, ex-Corinthians, e Luciano Rosa, preparador físico brasileiro do Shakhtar, também chegaram por Guarulhos. No Rio de Janeiro, desembarcou o zagueiro Marlon, ex-Fluminense.
“A gente ficou com muito medo porque era uma situação que a gente não esperava”, disse Dodô, que preferiu não falar sobre o retorno ao seu clube, o Shakhtar. “Agora não é momento de falar sobre isso. Só quero curtir minha família. E torcer para Ucrânia porque é um país que amo. O resto deixo com meus empresário, pois acabo de sair de uma guerra e não é hora de pensar em futebol”, afirmou.