Um fórum que discutirá a situação de bairros negros de Salvador em tempos de pandemia de Covid-19 acontecerá nesta quarta-feira (9), às 19h, no Google Meet (clique aqui para entrar).
O evento online, com nome “Fórum Cidade Educadora: Bairros Negros em Pandemia e Suas Territorialidades”, tem apoio da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Salvador (Essucsal). Serão discutidos temas como ouvidoria pública, comunicação e participação social e representatividade de vereadores negros e negras para uma governança antirracista em Salvador.
Entre os convidados para debater o tema, que terá orientação da professora da Essucsal, mestra Liane Monteiro, estão o vereador de Salvador, Sílvio Humberto (PSB), a jornalista do Caderno de Notícias e assistente social, Claudia Correia, que entrevista mulheres no site na seção Papo Cabeça, as coordenadoras e apoiadoras do Coletivo Papo de Mulher, Marlene Costa e Angelica Santos, o presidente da Associação de Moradores do Engenho Velho da Federação, Edmilson Sales, as acadêmicas da Essucsal, Josevalda Muniz e Janete Ferreira, a membro do fórum permanente de Itapuã, Marly Muritiba, e Leninha, da Escola Luísa Maim, no bairro do Uruguai.
O fórum pretende evidenciar as demandas de bairros negros em pandemia, que devem constituir prioridades aos planos de governo municipal, ao tempo em que evidencia o potencial organizativo e de enfrentamento às expressões urbanas do racismo em comunidades tradicionais. A força dos movimentos e bairros negros aliados à experiência da Ouvidoria Pública, da Comunicação e da Câmara de Vereadores estão situados como premissas para uma governança antirracista para a cidade de Salvador.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.