O Prêmio Destaque Parlamentar 2024 será recebido em dezembro pelos deputados Alan Sanches (UB), Marcinho Oliveira (UB), Tiago Correia (PSDB) e Adolfo Menezes (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. Em votação secreta, realizada nesta terça-feira (12), os quatro parlamentares foram escolhidos pelos jornalistas credenciados junto ao Comitê de Imprensa Edson Alves. Logo após o encerramento da votação, que aconteceu das 9:30 h às 17 h, teve início a apuração dos votos. Este ano, dos 96 profissionais de imprensa que estavam aptos para o pleito, 69 compareceram para votar nos parlamentares que, segundo eles, mais se destacaram nos trabalhos em plenário e nas comissões permanentes durante este ano.
O líder da Minoria, Alan Sanches, conseguiu 35 votos e o colega de partido, Marcinho Oliveira obteve 32 votos. Os jornalistas e radialistas indicaram ainda o tucano Tiago Correia, que recebeu 30 votos, e o deputado Adolfo Menezes, que teve o apoio de 26 votantes. O dia também marcou a eleição da nova diretoria do comitê para o biênio 2024/2026, reconduzindo para a presidência, em chapa única, o jornalista Osvaldo Lyra. Apoiado por 61 profissionais, Lyra salientou que a nova diretoria, que terá na vice-presidência o jornalista Victor Pinto, chega agregando novos nomes de jornalistas para trabalhar ainda mais na divulgação das atividades do Parlamento baiano.
“Este é um prêmio que fortalece o trabalho do jornalista, um elo importante de comunicação no trabalho entre a Casa e a população, que não vive o dia a dia do ambiente parlamentar. Temos olhos, atenções, equipamentos e a tecnologia nos ajudando para sermos porta-vozes do que acontece nos bastidores e levar isso para o povo baiano”, salientou o presidente do comitê. Osvaldo Lyra agradeceu também ao chefe do Legislativo por alguns avanços para a categoria na sua gestão, a exemplo do crachá de acesso para os jornalistas, que permitiu transitar com mais tranquilidade nas dependências da Assembleia, além do benefício de desconto no restaurante.
TROFÉU IMPRENSA
A tarde da terça-feira também foi dia de votação para os deputados e deputadas. Na sessão ordinária, presidida pelo deputado Zé Raimundo Fontes (PT), os parlamentares aprovaram projetos oriundos do Executivo e foram às urnas para escolher os jornalistas e radialistas que serão agraciados com o Troféu Imprensa 2024. O jornalista Guilherme Reis, da Tribuna da Bahia, saiu vitorioso na categoria mídia impressa, com o Troféu Quintino de Carvalho. Já Carine Andrade Lima, do site Política Livre, foi a vencedora na categoria mídia eletrônica (sites, blogs e mídias digitais), levando o Troféu Armando Lobracci Neto.
Para a categoria rádio, a escolhida foi Juliana Nobre, da Rádio Salvador FM, que vai ser premiada com o Troféu Wilson Menezes. Este ano, pela primeira vez, mais um prêmio foi instituído pelo Comitê de Imprensa Edson Alves. O jornalista e apresentador da TV Aratu, Pablo Reis, conseguiu ganhar, na categoria televisão, o Troféu Raimundo Varela, em homenagem ao comunicador que faleceu no dia 7 de setembro de 2023, aos 75 anos. Diante da concorrência pequena nesta categoria, o presidente do comitê decidiu que, no próximo ano, o troféu que leva o nome do ex-apresentador da TV Record será direcionado para a categoria mídia eletrônica, que mobiliza muitos profissionais de imprensa na cobertura da Casa do Povo, fazendo dobradinha com o Troféu Armando Lobracci Neto. Em contrapartida, o Troféu Wilson Meneses volta a incorporar a categoria rádio e televisão.