Júnior Nascimento felicita Oliveira dos Brejinhos

0
Júnior Nascimento (UB)

O deputado Júnior Nascimento (UB) apresentou moção de congratulações pelo 91º aniversário de emancipação política do município de Oliveira dos Brejinhos, que ocorre nesta terça-feira (10). A história da localidade se inicia no Século XVII, sendo conhecida inicialmente como Brejos. Seus habitantes, que na época eram conhecidos como brejeiros, cultivavam feijão, arroz, cana e mandioca, existindo na região dois engenhos responsáveis pela produção de melado e rapadura, duas casas de farinha de mandioca, dez teares e dois carros de boi.

“Foi pelo Decreto nº 8.620, de 30 de agosto de 1933, para a satisfação de todos os brejinhenses, que finalmente foi alcançada a emancipação político-administrativa da comunidade, desde então elevada à categoria de município, tornando-se independente e protagonista da sua história”. O ainda povoado foi elevado à categoria de distrito pela Lei Provincial nº 1.980, datada de 25 de agosto de 1880, já com a denominação de Oliveira dos Brejinhos. Em 1º junho de 1891, passou ao patamar de vila pelo Ato de nº 405.

Oliveira dos Brejinhos possui mais de 20 mil habitantes e seu território abrange uma área geográfica de 3.563,908 km². Faz divisa com os municípios de Ibotirama, Boquira, Paratinga, Morpará, Brotas de Macaúbas e Ibitiara. Nossa Senhora de Oliveira, padroeira da cidade, é festejada no mês de setembro. “Conhecida também como Terra do Cristal, na economia a produção mineraria principal é o quartzo, com diversas utilidades, principalmente na formatação de fios ópticos”, conta o parlamentar, lembrando que também o mármore imperial é encontrado no município, sendo que a produção é exportada para a Europa, principalmente para a Itália e Países Baixos.

Load More In Política

Check Also

Morro do Chapéu: prefeita denuncia assédio e tentativa de invasão de sua casa

A prefeita de Morro do Chapéu e candidata à reeleição, Juliana Araújo (PDT), denunciou o j…