Lançado oficialmente em Salvador na terça-feira (10 de outubro), no bar e espaço cultural Velho Espanha, nos Barris, o livro A Culpa é de Fidel – Cuba: Cadernos de Viagens e Utopias – do jornalista Valter Xéu, tem lançamentos previstos para o mês de outubro e novembro.
Em Brasília, no dia 15, o lançamento acontece na UNB (Universidade de Brasília). Datas a confirmar estão previstas para lançamento nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Feira de Santana, Santa Cruz de la Sierra (edição em espanhol) e outras cidades da América Latina. Em Cuba, o lançamento acontece durante a Feira Internacional do Livro de Havana em fevereiro de 2020.
Na capital baiana, o livro A Culpa é de Fidel teve uma recepção calorosa. Emiliano José, escritor e professor da Universidade Federal da Bahia considerou que “o livro é uma mistura de diário e registro histórico já que o escritor relata suas conversas com Fidel entremeando com histórias vividas por ele e as dezenas de amigos que “cooptou” para viagens a Havana”.
Outro escritor e jornalista baiano, Jolivaldo Freitas, avalia os Cadernos de Viagem como “um roteiro original para se chegar e andar em Havana já sabendo de antemão muito da história da cidade e de Cuba”. Para ele, Xéu, de tanto se esmerar na narrativa, “quase que tira o prazer de ter vontade de se visitar a ilha caribenha” afirma entre gargalhadas.
A Culpa é de Fidel – Cuba: Cadernos de Viagens e Utopias – é o primeiro livro de Valter Xéu e, a princípio, foi pensado para comemorar a fundação do jornal Pátria Latina – uma sugestão de Fidel Castro ao jornalista e um grupo de amigos durante um evento em Havana no Centro de Convenções em outubro de 2001. O Pátria Latina chegou a circular por três anos como um jornal impresso até se tornar exclusivamente eletrônico.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.