A primeira santa brasileira ganhou uma publicação em sua homenagem. Cristina Cunha apresenta o livro Estelinha. O lançamento acontece no próximo dia 11, a partir das 18 horas, no quarto piso do Shopping Barra. Editado pela Caramurê, faz parte da coleção Eu Vim da Bahia.
No livro, Estelinha é da Cidade Baixa de Salvador. Sua família era vizinha de Maria Rita, que hoje é Santa Dulce dos Pobres. Estelinha era cuidadora nata. Por perceber a semelhança da filha com a ilustre vizinha, sua mãe resolveu contar para ela a história de Irmã Dulce. Isso animou Estelinha a espalhar amor e carinho com mais firmeza. Junto aos amigos da escola, formou a Sociedade dos Amigos da Inclusão.
Irmã Dulce dedicou a sua vida a ajudar os doentes e os mais necessitados. Em 1980, durante a primeira visita do Papa João Paulo II no Brasil, Irmã Dulce foi convidada a subir no altar e recebeu do Papa um terço. Em 1988, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Em 2000 recebeu do Papa João Paulo II o título de “Serva de Deus”. Foi beatificada pelo Papa Bento XVI, em 2010, passando a ser reconhecida com o título de “Bem-aventurada Dulce dos Pobres” e canonizada pelo Papa Francisco em uma celebração no Vaticano em 2019.
Cristina Cunha é professora universitária nas áreas de Língua Portuguesa e de Comunicação Social desde 1990. Graduada em Letras pela USP, cursou pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino Superior e em Relações Públicas. É mestranda em Língua e Cultura pela UFBA. São de sua autoria dois livros técnicos, lançados pela EDUNEB, em 2015 e 2016, respectivamente: Todas as palavras com hífen e Ortografia da língua portuguesa a partir do acordo ortográfico vigente em 2016: acordo ortográfico da língua portuguesa 1990.
Coleção “Eu vim da Bahia” – Depois do sucesso de 2015, a coleção volta com novos personagens. Com o objetivo de despertar o público infanto-juvenil para personagens da Bahia que se destacaram, fará homenagens a Gregório de Matos, Luís Gama, Cid Teixeira, Martagão Gesteira e Irmã Dulce.
Este projeto foi idealizado e realizado pela Caramurê e tem o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, o FAZCULTURA. Impressa em Vitopaper, a Coleção Eu Vim da Bahia tangibiliza uma das formas de uso sustentável do plástico, reforçando o compromisso da Braskem com a Economia Circular.
Serviço:
Lançamento dos livros da coleção Eu vim da Bahia 2
– Data: 11/12 quarta-feira
– Hora: das 18h às 21h30
– Local: 4º piso do Shopping Barra – Em frente ao cinema
– Endereço: Av. Centenário, 2992 – Chame-Chame
– Preço de lançamento: R$ 34,00 (cada)
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.